A fabricante de cerveja registrou lucro líquido atribuível aos controladores de R$ 4,66 bilhões no quarto trimestre de 2013, crescimento de 106,2% em relação ao mesmo período de 2012.
As subvenções governamentais relativas a ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e recuperação de ativos restritos trouxeram ganhos de R$ 743 milhões em outras receitas operacionais, o que fortaleceu o resultado.
A receita líquida da companhia, por sua vez, subiu 9,1% entre outubro e dezembro de 2013, perante um ano antes, para R$ 11,05 bilhões. A melhora se deu por conta da maior participação de marcas premium nas vendas e do aumento do peso da distribuição direta nas operações.
Investimento em 2014
Segundo Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores, “o ano de 2014 trará oportunidades para o mercado de cervejas e a Ambev está preparada para aproveitá-las”. De acordo com o executivo, as prioridades comerciais de 2013 vão continuar em 2014, assim como a preocupação com eficiência e controle de custos. “A companhia acredita que este será um ano de crescimento para o mercado de cervejas no Brasil, depois de um 2013 de contração”, afirma Jamel.
As prioridades da estratégia comercial para o Brasil em 2013 foram: inovações, foco em marcas premium, embalagens econômicas, crescimento nas regiões Norte e Nordeste e avanço no segmento de RefrigeNanc (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas).
[Fonte: SM]Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab