Conforme apurou o Indicador da Serasa Experian, houve uma leve variação de 0,2% na busca das empresas por crédito em janeiro passado, sobre o mesmo mês de 2013. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, houve alta de 6,0% no índice, em função do maior número de dias úteis de janeiro.
As companhias do comércio foram as únicas que tiveram retração na contratação de crédito no mês passado, com queda de 3% sobre janeiro de 2013. A indústria teve alta de 6,1%, enquanto o setor de serviços aumentou a demanda em 2,4%.
Já na análise por regiões, a maior alta na busca por recursos ocorreu no Centro-Oeste e no Nordeste, com variação positiva de 2,4% sobre janeiro de 2013. No Sudeste houve crescimento de 0,4% e, no Norte, variação nula. O Sul foi a única região brasileira que registrou recuo da demanda por crédito em janeiro, com queda de 2,6%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos juros e do dólar, além das incertezas dos empresários quanto ao cenário econômico para 2014, tem contribuído para manter em compasso de espera a busca das empresas por crédito neste início de ano. Há a expectativa de crescimento ao longo do ano, no entanto.
[Fonte: SM]

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab