É o que mostra uma pesquisa da Serasa Experian, que considerou a média mensal da atividade no comércio nos últimos 14 anos para mostrar quais são os meses mais favoráveis para o varejo. No caso dos super e hipermercados, enquanto dezembro apresenta movimentação 20,3% superior à média mensal histórica do setor, em fevereiro, ela cai 7,4%. Os meses seguintes, entretanto, costumam ser favoráveis ao autosserviço alimentar: em março, atividade é 3,7% maior que a média e, em abril, 1,4% superior. Outubro, apesar da queda de 0,2%, também é um mês bastante movimentado. Fevereiro também tem efeito negativo no restante do varejo. Considerando todos os segmentos da atividade, o mês tem movimentação 10,5% abaixo da média. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o menor número de dias úteis e a incidência do Carnaval, que geralmente cai em fevereiro, ajudam a fazer do segundo mês do ano o mais fraco. O acúmulo de contas típicas de começo do ano, como IPVA, IPTU e material escolar, entre outras, também colabora.

 

[Fonte: SMVarejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab