A disposição da Amazon.com de conquistar a fidelidade dos clientes carregando nos ombros os custos de envio em todo o país e o acesso a filmes on-line tem suas limitações. As ações caíram até 9,4 por cento depois do fechamento do mercado ontem quando um salto de 20 por cento nos custos operacionais levou a Amazon a ficar abaixo das estimativas de lucros dos analistas no quarto trimestre. A empresa está agora considerando a possibilidade de aumentar pela primeira vez o preço do seu serviço Prime, de US$ 79 por ano. Esse serviço, que inclui envios até dentro de dois dias e streaming ilimitado de vídeos, poderia aumentar de US$ 20 a US$ 40 por ano nos EUA, disse a empresa.
Os gastos da Amazon estão crescendo enquanto o CEO Jeff Bezos injeta dinheiro em novas iniciativas, como armazéns para acelerar os envios e pesquisa sobre drones para fazer entregas em casas. Embora Bezos continue promovendo “um serviço ao cliente de primeiro nível” – frase usada por ele no comunicado publicado ontem – há limites à quantidade de subsídios que ele está disposto a pagar aos usuários.
“Eles estão lançando drones para fazer entregas, mas quando não se cumpre com as expectativas de lucros, investir em tecnologia arriscada como essa lhe deixa no segundo plano”, disse Gene Alvarez, analista da empresa de pesquisa Gartner, sediada em Stamford, Connecticut.
A renda líquida da Amazon foi de US$ 239 milhões, ou 51 centavos por ação, disse ontem a companhia sediada em Seattle. Em média, os analistas tinham projetado um lucro de 69 centavos por ação, segundo dados compilados pela Bloomberg. Os custos operativos subiram para US$ 25,1 bilhões frente a US$ 20,9 bilhões um ano atrás.
Vendas no final do ano
As vendas no último trimestre do ano aumentaram no menor ritmo desde 2008. A receita cresceu 20 por cento para US$ 25,6 bilhões, abaixo da estimativa média de US$ 26,1 bilhões dos analistas. O domínio da companhia sobre o comércio eletrônico nos EUA não está se traduzindo globalmente, pois o crescimento das vendas internacionais se reduziu para 13 por cento no trimestre frente a 21 por cento um ano atrás.
“Observamos um crescimento contínuo, mas uma taxa decrescente de crescimento”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities em Los Angeles, que possui o equivalente a uma recomendação de conservar as ações.
Tom Szkutak, diretor financeiro da Amazon, disse na teleconferência com analistas que o potencial aumento no Prime é resultado de custos maiores de combustível e envio. A companhia não eleva o preço desde que apresentou o serviço há nove anos, disse ele.
Expansão do mercado
Espera-se que o mercado de comércio eletrônico suba 15 por cento neste ano para US$ 300,6 bilhões, conforme a empresa de pesquisa EMarketer. O Cyber Monday, a primeira segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças, foi o dia de maior gasto na Internet da história. Os consumidores pagaram mais de US$ 2 bilhões, segundo a ComScore.
A temporada recorde no final do ano trouxe também certa bagunça. A Amazon e outras varejistas emitiram descontos depois que a United Parcel Service e a FedEx, esmagadas pela demanda, se atrasaram na entrega de algumas encomendas aos clientes.
As vendas da Amazon na América do Norte aumentaram 26 por cento no período para US$ 15,3 bilhões. A margem operativa, uma medida da lucratividade, elevou-se para 2 por cento, comparado com 1,9 por cento um ano atrás.
A Amazon prognosticou vendas dentre US$ 18,2 bilhões e US$ 19,9 bilhões para o primeiro trimestre, comparadas com a estimativa média de US$ 19,7 bilhões dos analistas, segundo dados compilados pela Bloomberg. Quanto à renda operativa, os resultados oscilarão entre uma perda de US$ 200 milhões e um lucro de US$ 200 milhões.
Os analistas continuam otimistas. Entre aqueles acompanhados pela Bloomberg, 36 recomendam comprar ações da Amazon e 11 possuem recomendações de conservá-las, ao passo que nenhum deles sugere vendê-las.
“Esta é uma companhia líder do comércio eletrônico que está capturando uma imensa participação no que ainda é uma oportunidade incrivelmente grande para os varejistas”, disse Chad Bartley, analista da Pacific Crest Securities em Portland, que possui o equivalente a uma recomendação de compra.
[Fonte: Exame] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab