O setor de shopping centers estima abertura de “mais de 40 shoppings” em 2014. A estimativa está abaixo da prevista em 2013, quando se estimava mais de 45 shoppings — e o número de 2013 acabou sendo revisto ao longo do ano. No ano passado, foram abertos 38 shoppings.

Os números foram apresentados na manhã desta quinta-feira pela Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce).

A BRMalls, maior empresa do setor no país, já estimou a abertura de cerca de 25 shoppings pelo setor em 2014, segundo informou o comando da empresa no fim de 2013.

A desaceleração da economia nos ultimos dois anos, o encarecimento dos empreendimentos e a falta de lojas satélites com capital para investimento teriam afetado as previsões de abertura em 2013 e podem ter impacto no mercado em 2014.

Natal

As vendas em shoppings cresceram 7,7% no último Natal, no comparativo com dezembro de 2012.

A taxa está abaixo do crescimento do setor no ano (de 8,6%), mas acima da alta do varejo em 2013. No ano passado, o comércio cresceu 4%, segundo o Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV).

Ao longo de 2013, as vendas dos shoppings centers atingiram R$ 129,2 bilhões em 2013, com crescimento de 8,6%. Apesar da alta, o avanço ficou abaixo do esperado para o ano, uma vez que a estimativa era R$ 133 bilhões.

A expectativa do setor para 2014 é de uma taxa de crescimento menor, de 8,3%.

 

(Fonte: ValorVarejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab