O autosserviço alimentar brasileiro apresentou, no ano de 2013, crescimento real de 5,36% na sua receita em comparação a 2012, segundo divulgou a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Já o volume de vendas do setor avançou 0,8%.
Considerando apenas o mês de dezembro, o autosserviço teve alta real de 20,62% na receita, em comparação com o mês anterior, e de 2,87% em relação ao mesmo mês de 2012.
Em 2013, os supermercados com 1 a 4 checkouts foram os que apresentaram melhor desempenho, com crescimento de 3,1% em volume. Já os com 5 a 9 apresentaram alta de 2,0%. Os hipermercados, por sua vez, de 20 ou mais checkouts tiveram o pior desempenho do ano, com queda de 2,6% nas vendas, seguido pelo modelo de 10 a 19 checkouts, que teve retração de 0,2%.
O resultado do ano ficou acima das expectativas iniciais da Abras, que previa um crescimento de 4,5% em receita. “É um resultado para se comemorar, pois é, sem dúvida, um dos melhores desempenhos entre os diversos setores da economia brasileira em 2013”, afirma Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da entidade.
Bazar sobe, bebidas caem
Segundo a Abras, a cesta “outros”, que contém, sobretudo, produtos de bazar, foi a que apresentou o maior crescimento em volume, de 4,1%. Em seguida vem a cesta de limpeza caseira, com 3,0%. Os grupos mercearia salgada, higiene e beleza, perecíveis e mercearia doce avançaram, respectivamente, 2,2%, 2,1% 1,3% e 0,6%.
Por outro lado, bebidas alcoólicas e não alcoólicas apresentaram quedas de 1,8% e 1,9%, nessa ordem. Sussumu Honda lembrou que, não fosse pelo desempenho vacilante desses departamentos, o resultado final do autosserviço teria sido ainda mais positivo.
(Fonte: SM) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab