A varejista de moda Lojas Renner deverá apresentar um plano de expansão de sua rede de lojas em 2014 semelhante ao do ano passado, afirmou o diretor financeiro e administrativo da companhia, Laurence Beltrão Gomes, acrescentando que os investimentos deste ano focarão as áreas de infraestrutura e logística.

No fim de outubro, a companhia havia elevado o número de inaugurações previstas para 2013 de 25 para 29 lojas Renner, mantendo a expectativa de 12 unidades adicionais da Youcom, além de mais 6 lojas Camicado.

Em entrevista à Reuters, Gomes disse que a proposta de redução no lucro distribuído a acionistas apresentada na véspera visa justamente dar suporte ao plano de investimentos.

Apesar de reconhecer que “previsões mostram um cenário de atividade econômica mais lenta” este ano, ele negou que os juros mais altos e o cenário macroeconômico tenham motivado a proposta de redução do nível de remuneração paga aos acionistas de 75 para 40 por cento dos resultados de 2013.

Às 16h, as ações da companhia caíam mais de 2 por cento, a 57,21 reais, momento em que o Ibovespa perdia 1 por cento, com analistas vendo um horizonte mais desafiador para o setor.

“Acreditamos que a proposta de redução … acarretaria queda de aproximadamente 40 por cento no dividend yield (retorno em dividendos), o que deve impactar negativamente as ações da Renner”, escreveu a Um Investimentos em nota a clientes. A Votorantim Corretora pontuou em relatório que a decisão também poderia estar relacionada “a uma expectativa de um ambiente de mercado mais desafiador neste ano, ou pelo menos um nível de confiança mais baixo sobre o que esperar da dinâmica do varejo”. Para a equipe do analista Luiz Cesta, o aumento da taxa básica de juros pode ter tornado a empresa mais conservadora ao distribuir proventos.

O mesmo argumento foi lembrado pela XP Investimentos, que disse em relatório que a subida da Selic é motivo para ceticismo com o setor.

Capex

À Reuters, Gomes afirmou que os investimentos para 2014 têm “visão no longo prazo e são bem importantes”. Ele complementou que os aportes em centros de distribuição e em processos para aumentar a produtividade e eficiência operacional vão ser “a base para suportar o plano de expansão até 2021”.

Até lá, a companhia prevê uma rede com 408 lojas Renner, 125 Camicado e cerca de 300 Youcom, disse o executivo.

Depois de orçar investimentos de 485 milhões de reais para 2013, a varejista encerrou os nove primeiros meses do ano passado com um gasto de 226 milhões.

“Há uma possibilidade que a gente não realize os 485 milhões, então provavelmente parte disso pode ser realizado em 2014”, afirmou Gomes.

Os investimentos previstos para este ano serão revelados junto com os resultados do quarto trimestre da companhia, que têm divulgação prevista para 20 de fevereiro.

 

(Fonte: Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios , retail lab