O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,31% no penúltimo mês de 2013, na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal . Em outubro, o indicador tinha subido 0,71%.

A variação mensal ficou abaixo do piso das projeções feitas por 18 instituições consultadas pelo Valor Data. A média das projeções sugeria expansão de 0,2% entre outubro e novembro.

Os dados do BC trazem certo ruído, pois, entre os agentes de mercado, começa a se a consolidar a ideia de um quarto trimestre de 2013 relativamente favorável em termos de crescimento, após a contração da economia em 0,5% de julho a setembro.

O IBC-Br mostrou alta de 1,94% em novembro, ante igual período do ano passado, na série sem ajuste. Considerando a sazonalidade, o índice de atividade do BC avançou 1,34%.

Nos 12 meses até novembro, o indicador apresentou alta de 2,61%, com ajuste sazonal, e aumento de 2,43%, na série sem ajuste. No ano, o crescimento é de 2,68%, sem ajuste, e de 2,80% considerada a sazonalidade.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

No Relatório de Inflação de dezembro de 2013, o BC rebaixou sua previsão de crescimento para 2013, de 2,5% para 2,3%. Os analistas consultados para o boletim Focus esperam expansão de 2,28%.

 

(Fonte: Valor)

varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios