O grupo varejista chileno confirmou ontem o seu plano de investimentos para 2014, com queda nos valores anunciados em relação a 2013 e menor abertura de lojas nas regiões onde atua. A empresa prevê aporte de US$ 425 milhões direcionados para Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Argentina.

Além disso, a companhia prevê a inauguração de 51 lojas nos cinco países em 2014. Em 2013 foram planejadas 58 aberturas e US$ 731 milhões em investimentos.

Parte dos recursos anunciados pelo Cencosud será utilizada no processo de integração de negócios adquiridos nos últimos anos, inclusive no mercado brasileiro. Na avaliação da rede, é hora de gerar maiores ganhos de sinergia.

A empresa também deverá centralizar processos de compras de determinadas mercadorias, para ampliar a escala negociada com fornecedores e ampliar descontos nas compras. Dessa forma, um mesmo acordo de compra de um produto será fechado para vários países. Um projeto nesse sentido foi apresentado pela rede para investidores em dezembro.

“O foco é aumentar a rentabilidade das operações por meio da eficiência, além de consolidar as operações no Brasil e na Colômbia e de diminuir seu nível de endividamento”, informou a empresa em comunicado, ao comentar o destino dos recursos para investimento.

O grupo Cencosud estima atingir receita entre US$ 20,4 bilhões a US$ 21,3 bilhões em 2014.

 

(Fonte: SM) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios