Após crescimento pequeno das vendas no Natal, o comércio começa as liquidações de início de ano com descontos entre 10% e 70%.

Mas boa parte das promoções só deve começar no fim do mês, segundo a Alshop (associação dos shoppings centers).

“É quando as pessoas voltam das férias. Historicamente, é nesse momento que se dão os maiores descontos”, diz o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Calculadora desenvolvida pela Folha em parceria com o economista Samy Dana ajuda a fazer o cálculo dos descontos.

Outro fator a levar em conta é que, à medida que os dias passam, os preços tendem a diminuir. “Os lojistas precisam se desfazer do biquíni que em 2015 vai estar ultrapassado. É a última chance de vendê-lo. Os preços vão baixando até o último patamar”, diz o professor da FGV Elias Frederico.

Essa tendência de baixa dos preços ao longo das promoções ocorre tanto nas liquidações sazonais quanto as programadas, em que lojas escolhem um período para liquidar boa parte de suas mercadorias.

O problema é que, se o consumidor esperar muito, pode ficar sem o produto que quer.

Frederico, da FGV, afirma que as lojas investem mais na variedade do que na quantidade dos itens e, assim, muitos acabam rápido.

SHOPPINGS

Em São Paulo, todos os 84 shoppings da cidade têm lojas que oferecem ofertas, segundo a Alshop. Em menor medida, também há descontos no e-commerce (veja quadro abaixo).

As promoções, principalmente dos setores de vestuário e de eletroeletrônicos, servem para as lojas se desfazerem do estoque do ano passado, abrindo espaço para novos produtos.

Para o professor, as ofertas do primeiro trimestre não devem reanimar o varejo, que teve o pior crescimento nas vendas de Natal em 11 anos.

O economista da Associação Comercial de São Paulo Marcel Solimeo estima que as vendas devem crescer 3% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2013. “Será um pouco melhor, mas nada incrível. Pelo menos vamos crescer”, disse.

COMÉRCIO ON-LINE

Nas lojas virtuais, o desempenho do final do ano superaram as expectativas. Os gastos dos consumidores entre 15 de novembro e 24 de novembro somaram R$ 4,3 bilhões e representaram um avanço de 41% em relação à 2012.

De acordo com a consultoria e-bit, os gastos da ação promocional da Black Friday, em 29 de novembro, contribuíram para o aumento. Só naquele dia, o varejo on-line movimentou R$ 770 milhões.

Para o presidente da consultoria, Pedro Guasti, o período de liquidações no início do ano deve ser de calmaria. “Tivemos uma antecipação das vendas na Black Friday e não houve a correria logo antes do Natal. Agora continua esse momento de tranquilidade.”

Guasti diz que agora acontece a “ressaca do e-commerce”. Segundo ele, os consumidores foram bombardeados com liquidações no final do ano e devem diminuir o ritmo das compras.

“O primeiro trimestre de 2014 vai ser mais complicado se comparado ao último trimestre de 2013. A tendência é o que segundo trimestre seja muito melhor. ”

 

Lojas físicas e on-line com liquidações

Magazine Luiza: em 10 de jan. em todas as lojas, com desconto de até 70%

Pontofrio.com: no site da marca, com 10% de desconto em qualquer forma de pagamento e 10% de desconto no boleto/débito

Casas Bahia: no site da marca, com descontos de 12%

Hering: nas lojas e no site da marca, com desconto de até 40%

Daslu: nas lojas e no site da marca, com desconto de até 50%

Marisa: no site da marca, sandálias com desconto de até 50%

Walmart: o site da marca, smartphones com desconto de até 40%

Renner: nas lojas e no site da marca, com desconto de até 50%

Americanas.com: no site da marca, produtos de tecnologia com desconto de até 10% no boleto ou débito on-line

 

(Fonte: Folha) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab