A Shopper Experience – empresa de pesquisas de avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia do cliente secreto – concluiu a primeira fase de uma pesquisa sobre o Black Friday, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 29/11. Dos 2.031 entrevistados, 88,76% têm intenção de fazer compras durante a ação, contra 11,24% que não estão interessados. Entre os itens, 47% revelam que vão comprar eletroeletrônicos; 34% roupas; 33% informática, 25% calçados e 23%, artigos de beleza.

Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, afirma que 38,19% dos clientes secretos entrevistados – os que têm intenção de comprar durante o Black Friday – já escolheram o produto; 32,25% já sabem, inclusive, em qual loja virtual irão efetivar a compra.

No ranking de intenção de compra, o primeiro lugar é ocupado pela Americanas com 21%, seguida pelo Walmart (14%); Submarino (13%); Magazine Luiza (11%); Casas Bahia (9%); Dafiti e Saraiva (ambas com 8%); Netshoes e Shoptime (7%); Centauro (6%) e Marisa (6%).

“É interessante notar que nenhuma das empresas citadas na pesquisa está na lista negra divulgada pelo Procon. Na prática, o consumidor brasileiro está mais criterioso depois da ampla divulgação dos problemas da edição passada do Black Friday. Na segunda fase da pesquisa – que será apurada no dia da ação – vamos avaliar a real experiência de compra e verificar se as empresas honraram a confiança depositada pelo consumidor”, conclui a a executiva.

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab