Segundo projeção do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas a prazo do varejo na semana que antecede o Natal, do dia 18 ao dia 24, devem crescer 5% em relação a igual período do ano passado. Se a expectativa se confirmar, será o melhor resultado depois de 2010, quando avançou 10,89% sobre 2009.

A principal razão para o otimismo está na entrada de R$ 143 bilhões na economia brasileira em função do pagamento do décimo terceiro salário, um crescimento de 9,8% em relação a 2012, segundo dados do Dieese. “Atualmente caminhamos sobre níveis recordes de empregabilidade. Além disso, a inflação foi domada e já está sob controle”, comemora Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

A sondagem das duas entidades também aponta que, no Natal deste ano, o crédito ao consumidor terá uma influência menor sobre as vendas do que nos anos anteriores. Isso ocorre em decorrência da maior preocupação do consumidor brasileiro em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas. “As pessoas estão mensurando mais a relação orçamento livre versus comprometimento. Por isso, as compras à vista devem ganhar mais espaço”, diz Pellizzaro Jr.

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab