A empresa que atua tradicionalmente nos pagamentos eletrônicos está iniciando suas operações no varejo físico brasileiro. A PayPal vai fazer um teste na rede de cafeterias Suplicy utilizando um método de pagamento por celular. Após o período de avaliação, a ideia da empresa é expandir o serviço para outros locais e tipos de varejo no País.

O sistema utilizado se chama Check-in. Com ele, os clientes poderão pagar a conta usando o aplicativo do PayPal em smartphones Android e iPhone. Por meio do sistema, o cliente avisa que está no estabelecimento, ou seja, faz um “check-in”. Com isso, a loja pode fazer a cobrança por meio de seus sistemas. O teste na cafeteria Suplicy levará cerca de dois meses. A ideia é levantar dados suficientes para planejar a expansão posterior.

David Marcus, executivo-chefe do PayPal, que esteve no Brasil para avaliar o serviço que vai estrear, disse que o País é o mercado que mais cresce atualmente, nos negócios da empresa. E que pode, em breve, se tornar uma das cinco operações mais importantes da companhia, que atua em 190 países.

O investimento da PayPal em lojas físicas coloca a companhia em competição direta com empresas como Cielo e Rede, já que o varejista pode reduzir o uso dos leitores de cartão de crédito dessas companhias. Para funcionar, no entanto, o PayPal requer o uso da infraestrutura dessas empresas responsáveis pelas transações.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo