O Itaú Unibanco relança hoje a sua credenciadora de cartões, a Redecard, que passará a se chamar apenas Rede. A nova marca chega com novas tecnologias que serão oferecidas para os varejistas, entre elas uma que permitirá a captura de cartões no comércio via celular. As informações, ainda não confirmadas pelo Itaú, são do jornal Valor Econômico.

Com a mudança, a Rede terá uma nova cara em seus equipamentos. O nome da marca será escrito em amarelo, com fundo laranja, seguindo o esquema de cores adotado pelo banco.

Aproveitando o relançamento, o Itaú vai lançar o Mobile Rede, um leitor de cartões que é acoplado no celular e o transforma em um POS (Point of Sale, sigla em inglês para Ponto de Venda). No dispositivo, a taxa de desconto para transações de crédito à vista será de 3,99%. E, para parcelado em até 3 vezes sem juros, de 6,99%. O banco não cobrará mensalidade, só a aquisição do leitor.

A Rede é uma nova etapa no processo de reestruturação que o Itaú tem conduzido na área de cartões nos últimos anos. No começo do mês, o banco lançou a bandeira nacional de cartões de crédito Hiper, baseada na tecnologia da Hipercard, cartão que é o símbolo da parceria do banco com o Walmart.

Com as novidades, o Itaú tenta recuperar para a Redecard a fatia de mercado perdida recentemente para a Cielo e o Santander. De dezembro do ano passado até junho deste ano, a participação de mercado da credenciadora caiu de 41,5% para 40% em junho deste ano.
No segundo trimestre deste ano, a Redecard capturou R$ 50,1 bilhões em cartão de crédito, alta de 15% sobre igual período de 2011, e R$ 26,3 bilhões no débito – crescimento de 26% na mesma comparação.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo