A Zara reinaugurou ontem (16), após três meses de reformas, sua loja no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. A estética da unidade é baseada em quatro princípios: beleza, clareza, funcionalidade e sustentabilidade.

A loja foi redesenhada com modelo ecoeficiente, ocupa mais de 2.000m² de área de vendas em um único andar e tem como elemento-chave a sustentabilidade. A operação permite economia de energia e redução no consumo de água e emissão de carbono por meio da utilização de equipamentos mais modernos e eficientes. A nova loja está em linha com os compromissos ambientais do Grupo Inditex, (Inditex Sustentável 2011-2015), a que pertence.

Nova identidade

Esse novo conceito de loja já está presente em centros como a Quinta Avenida, em Nova York, Londres, Paris e Tóquio. A loja passa a ter uma gama de artigos de moda para homens, mulheres e crianças em coleções desenhadas especificamente para o hemisfério sul e atualizadas constantemente. Novos produtos chegam à loja duas vezes por semana.

Também a arquitetura, decoração e design fazem parte de um novo conceito de loja e foram pensados para melhor orientar os cliente e evitar o excesso de informação. Dois longos corredores cortam o ambiente e levam os consumidores ao seu interior até a parte de trás, onde se deparam com telas de LED que apresentam peças disponíveis na loja.

Zara no Brasil

A Zara está presente no Brasil desde 1999. Sua primeira loja foi aberta em São Paulo, no Shopping Morumbi. Ao longo dos anos, a companhia foi incrementando sua presença no país e, hoje, já conta com 46 lojas Zara em shopping centers em diversos Estados (Amazonas, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, além de Distrito Federal). Já a Zara Home iniciou suas operações no Brasil em 2012 e está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba com cinco lojas. Além das lojas, possui um centro de distribuição para seus produtos no Brasil, para outros países do continente americano e, desde 2011, também para Austrália e África do Sul. Atualmente, o Brasil é o terceiro mercado mais importante para o Grupo Inditex no continente americano, depois de México e Estados Unidos.

A empresa pertence ao Grupo Inditex que registou vendas de 15,946 bilhões de euros em 2012 e comanda 6.000 lojas de oito marcas pelo mundo – somente a Zara conta com mais de 1.900 unidades. O grupo é reconhecido pelo seu modelo de negócios caracterizado por um alto nível de verticalização e integração de todos os processos da moda: design, manufatura, logística e distribuição para lojas de administração própria.

(Por NoVarejo – Escrito por  Ticiana Werneck) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo