Pesquisa da International Data Corporation (IDC) aponta que o volume de smartphones deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de unidades vendidas em 2013, o que equivale a um avanço de 40%. De acordo com a consultoria, 54% dos 15 milhões de celulares vendidos no País entre os meses de abril a junho correspondem a smartphones, contra 46% de feature phones (telefones celulares tradicionais). A expectativa é que sejam comercializados cerca de 1,7 bilhão de celulares inteligentes em 2017.

“Este impressionante crescimento dos smartphones se deu por vários movimentos distintos e complementares, como por exemplo, a ampliação do mix de produtos em diferentes faixas de preço por parte dos fabricantes, o aumento das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora como no varejo”, comenta Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, em comunicado.

Os sistemas operacionais do Google (Android) e da Apple (iOS), devem continuar polarizando a liderança do mercado de smartphones pelos próximos quatro anos. A terceira posição deve ser consolidada pela Microsoft (Windows Phone). Já a BlackBerry (BlackBerry OS) deve ter a sua participação de mercado reduzida quase pela metade. A previsão é que o mercado de celulares em geral registre um avanço de 7,3 em 2013, ante o índice de 1,2% verificado no ano passado.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo