Após um início de ano tímido, o consumo de bens não duráveis, como alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza, no Brasil voltou a ter resultados positivos ao fim do primeiro semestre. Segundo um estudo da Kantar Worldpanel, o volume desses produtos comprado pelos consumidores cresceu 3% entre janeiro e junho, comparado com igual período do ano passado. Já o valor gasto subiu 11%.

Apesar disso, os preços mais altos fizeram com que as classes D e E, de menor poder aquisitivo, fossem as únicas a apresentar queda no volume consumido, de 2%. “Em 2011, as compras das classes D e E foram as responsáveis por impedir uma queda brusca no consumo. Agora, a situação se inverteu, graças ao aumento de preços”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.

A classe C teve o melhor desempenho no consumo do primeiro semestre, com alta de 6% em volume e de 14% em valores gastos. Já as faixas A e B cresceram 4% em volume e 12% em valor.

A tendência de adquirir produtos com mais valor agregado se repetiu também na primeira metade de 2013. No ano passado, o destaque foi a entrada das categorias “não básicas” na cesta das classes mais baixas. Agora, o destaque é a classe C, que retomou seu crescimento principalmente entre os produtos mais sofisticados.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo