Pela primeira vez, os smartphones superaram os celulares tradicionais em volume de vendas mundiais. O relatório divulgado pela consultoria Gartner indicou que no segundo trimestre foram vendidos no mundo 225 milhões de smartphones, volume 46,5% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano anterior. Já as vendas de celulares comuns totalizaram 210 milhões de aparelhos, com uma queda de 21% no período.

Ao todo, as vendas globais de aparelhos de telefonia móvel somaram 435 milhões de unidades, o que representou um crescimento de 3,6% ante o segundo trimestre de 2012. No período, os smartphones responderam por 51,8% do mercado total.

De acordo com o Gartner, o crescimento desse segmento de aparelhos foi sustentado principalmente pela demanda mais aquecida em países emergentes. Como resultado, as vendas mais altas foram verificadas nas regiões Ásia/Pacífico (com aumento de 74,1%), América Latina (55,7%) e Leste Europeu (31,6%).

A consultoria destacou que, pela primeira vez, a Microsoft ultrapassou a BlackBerry, tornando-se a terceira maior empresa no ranking de sistemas operacionais para smartphones. No trimestre, as vendas de aparelhos com o sistema Windows Phone cresceram 83,3%, para 7,4 milhões de unidades. A BlackBerry, por sua vez, registrou uma queda de 22,7%, para 6,2 milhões de aparelhos comercializados.

No topo da lista, o sistema operacional Android, do Google, manteve a liderança, com crescimento de 80,3%, para 177,9 milhões de aparelhos vendidos. O sistema iOS, da Apple, manteve a segunda colocação, com 31,9 milhões de unidades vendidas, 10,2% mais que no ano anterior.

Entre os fabricantes, a Samsung liderou com folga as vendas de aparelhos celulares. No mercado total, a fabricante sul-coreana registrou vendas de 107,5 milhões de unidades e uma participação de mercado de 24,7%. Em seguida estão a Nokia, com 14%, Apple (7,3%), LG (3,9%), ZTE (3,5%), Huawei (2,6%) e Lenovo (2,5%).

Se for considerado apenas o segmento de smartphones, a Samsung foi líder com vendas de 71,4 milhões de unidades e participação de mercado de 31,7%. A Apple foi a 2ª colocada, com 14,2% e 31,90 milhões de aparelhos vendidos. Em seguida estão LG, com 5,1% de participação, Lenovo (4,7%) e ZTE (4,3%). (CB)

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo