>A tecnologia avança em todos os setores da industria mas é no varejo que ela encontra grande dificuldade, na maioria das vezes por questão da gestão conservadores dos seus administradores, boas oportunidades podem ser desperdiçadas. Como na máxima futebolística ”Time que está ganhando não se mexe” para adotar novas soluções é preciso ter coragem. O Futurecom 2010 promoveu o debate do assunto no Painel “Transformações do Varejo Tradicional para o Digital: Como obter Sucesso em um Mercado Dinâmico com Grande Abrangência e Altas Taxas de Crescimento” coordenado por Graça Sermoud, jornalista pós-graduada em Marketing e diretora de Edição da Conteúdo Editorial.
O responsável pela área de projetos e sistemas do Banco Carrefour, Ricardo Augusto de Oliveira admite que ainda existe muito a se desenvolver mas que o varejo esta aberto a novos experimentos em internet, Kiosk digitais e aplicativos Bluetooth. Ricardo Pastore, Professor que coordena o Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM Executivos pesquisador do assunto tem participado de diversos encontros internacionais do varejo, a ESPM já possui até uma loja conceito de pesquisa (pregam que já existem muitos casos de sucesso e ainda apontaram alguns números de pesquisas internacionais), segundo eles a pesquisa de consumo mostra que 88% compra na internet e em lojas, 85% pesquisa apenas preço na internet, 36% opta pela experiência de tocar e sentir o produto e ainda 20% não abre mão da loja física.
Pastore acredita que a internet é um meio oportuno para uma estratégia de fidelização, Severiano Leão Macedo Júnior Gerente de Desenvolvimento de Soluções para o mercado vertical da Alcatel Lucent Brasil aponta algumas dúvidas. Em um mercado cada vez mais competitivo que desafia os limites geográficos, será possível fidelizar uma vez que este jovens possuem tantas ferramentas de pesquisa, informações e opções?

Por PDA Magazine – 27/10/2010