O governo federal anunciou que irá prorrogar até o fim de setembro a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para eletrodomésticos. As alíquotas, no entanto, subirão um pouco, mas não atingindo ainda o percentual total que era cobrado antes do início do benefício tributário.

A alíquota do fogão, que hoje é 2%, passa para 3%, sendo que o percentual original é de 4%. Para os tanquinhos, cuja alíquota normal é de 10%, a taxa passa de 3,5% para 4,5%. Para refrigeradores e congeladores, os 7,5% passam para 8,5%, ainda não atingindo os 15% originais. Já a máquina de lavar roupa, que antes tinha taxa de 20%, já está em tarifa definitiva de 10%. Todos os novos percentuais passam a valer a partir de segunda-feira, 01/07.

Juntamente com os eletrodomésticos, a mesma medida foi tomada em relação aos móveis.

O ministro da Fazenda Guido Mantega garantiu que o varejo e a indústria dos dois setores farão um esforço para absorver a recomposição das alíquotas de IPI sem que haja um aumento de preços. O compromisso, acrescentou o ministro, tem o objetivo de não prejudicar as vendas e nem causar impacto na inflação.

Em setembro, uma nova análise sobre o cenário deve ocorrer. É provável que ao final deste ano as alíquotas retornem aos seus patamares originais. A única exceção é a máquina de lavar, que teve taxa definitiva estabelecida em 10%, metade do que era anteriormente.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo