Em 2011, o mercado de alimentos orgânicos respondia por 0,5% das vendas nos supermercados brasileiros. Em 2013, a participação deve triplicar e chegar a 1,5% das vendas, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Além disso, a área rural ocupada por produtos orgânicos cresce 30% ao ano, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Houve aumento do interesse dos produtores em função da margem de lucro que o setor oferece, por trabalhar com produtos diferenciados e mais saudáveis”, afirma Eduardo Sganzerla, que escreveu um livro sobre o tema.

Segundo Sganzerla, há uma década, a produção de orgânicos no Brasil era limitada às hortaliças. “Hoje é possível encontrar uma grande quantidade e variedade desses produtos”. Os altos preços praticados, no entanto, dificultam a popularização desses itens entre o grande público.

O faturamento do setor de alimentos orgânicos brasileiro foi de R$ 1,5 bilhão em 2012.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo