JBS, empresa pertencente à holding J&F, da família Batista, oficializa a compra da Seara Brasil, unidade de aves, suínos e alimentos processados anteriormente controlada pela Marfrig Alimentos, com a divulgação de um fato relevante publicado na manhã desta segunda-feira 10. Segundo o documento, a operação é avaliada em R$ 5,85 bilhões e envolve ainda a aquisição da Zenda, negócio de couro do grupo Marfrig com sede no Uruguai.

Com receita de R$ 2,05 bilhões no primeiro trimestre de 2013, a Marfrig, segunda produtora de carnes de frango, suína e de boi do País, terá a chance de “reequilibrar a sua estrutura de capital” e diminuir uma dívida estimada em R$ 13 bilhões. A operação deve ainda permitir à Marfrig “reforçar o foco no Brasil na área de carne bovina, de distribuição e o redirecionamento estratégico ao segmento de ‘food service’, além de acelerar o crescimento de sua plataforma internacional”, diz o comunicado.

Já para a JBS, maior frigorífico do mundo, o acordo “cria a segunda maior plataforma de carnes processadas no País, abre grande espaço para captura de sinergias e está alinhado com a estratégia de construção de marcas da JBS”. A estratégia da companhia é aumentar a sua presença no mercado brasileiro de aves e suínos, hoje liderado pela BRF, mas a aquisição ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo a coluna Radar, de Lauro Jardim, de Veja, o contrato de patrocínio da Seara na seleção brasileira foi rescindido por inadimplência antes mesmo da transação entre a Marfrig e a JBS, mas a Seara permanece como patrocinadora da Copa do Mundo de 2014.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo