É o que aponta a medição do IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento), entidade que promove iniciativas em prol da sustentabilidade. Para este ano, a previsão é de que a produção orgânica no Brasil atinja R$ 2 bilhões.

Do valor arrecadado no ano passado, um terço representa as exportações brasileiras, com o restante correspondendo ao mercado interno.

O IPD destaca que o mercado nacional de orgânicos vem crescendo na medida em que se consolida o processo de regulamentação, realizado em 2011. “Essa é uma tendência que já havíamos identificado. Nos mercados dos Estados Unidos, Ásia e Europa houve esse processo, e, com a globalização, ele chegou ao Brasil”, afirma Ming Liu, coordenador executivo de projetos do IPD Orgânicos

Segundo a entidade, há um crescente aumento de investimentos no setor de orgânicos, com novas empresas entrando e uma variedade maior de lançamentos, rompendo com a imagem de um segmento exclusivamente de produtos FLV.  O IPD também se mostra otimista com a realização dos grandes eventos esportivos no Brasil nos próximos anos para impulsionar o setor.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo