Os grandes supermercados estão de olho no mercado de decoração que não para de crescer.

Pesquisa realizada pela Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope Inteligência, aponta que os brasileiros devem gastar neste ano R$ 5,4 bilhões com a compra de artigos para decoração para casa. Um crescimento de 8% em relação a 2012.

E é nesse cenário de crescimento que as redes de supermercado estão investindo em novas marcas de decoração ou melhorando as que já existem.

É o caso do Grupo Pão de Açúcar que lançou no mês passado a Finlandek, focada em artigos para o lar, que são vendidos nas lojas Extra Hiper.

A marca exclusiva tem em sua linha produtos para cozinha, cama, mesa, banho e decoração.

O atrativo desse tipo de marca são os preços mais baixos do que os encontrados no mercado especializado.

Quem está também nessa onda, desde 2006, é a rede Carrefour, que oferece produtos têxteis por meio da marca Tex.

Nas redes multinacionais Sam’s Club e Walmart não é diferente.

No Sam’s Club a grande maioria dos produtos de decoração são da marca própria Members Mark (artigos importados). São luminárias, almofadas, artigos de decoração de mesa e banho, tapetes, porta retrato e outros tipos de peças.

Nas lojas do Walmart são mais de 30 itens de decoração tipo almofada, tapetes e mantas de sofá dentro das marcas Simply Basic e Mainstays.

Essas marcas já eram comercializadas nos Estados Unidos antes de chegarem ao Brasil, em 1995.

Com a expansão do mercado de decoração, a tendência é que as lojas deem mais atenção às marcas e aumentem suas linhas de produtos e expandam às vendas para outras lojas dentro da própria rede.

Como é o caso do Grupo Pão de Açúcar, que, em breve, comercializará seus produtos de decoração também nas lojas Extra Supermercado e Minimercado Extra.

(Por Folha de S.Paulo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo