Depois de um ano e meio de estudos, a rede Walmart de supermercados deu início a sua nova política de compra de carne bovina. Através de medidas do Programa de Pecuária Sustentável, o sistema de monitoramente pretende estabelecer melhores parâmetros de compra de carnes de maneira sustentável, garantindo a legalidade do processo e a qualidade do produto final.

O projeto consiste num sistema dados de georreferenciamento que mapeiam desmatamento, terras indígenas e unidades de conservação com informações de listas públicas de áreas embargadas e trabalho escravo na Amazônia, onde estão localizadas as fazendas pecuaristas. “Como essas informações foram integradas ao nosso sistema de compra de carne, a equipe comercial vai saber de forma rápida e precisa, antes de receber o pedido do frigorífico, se há algum risco ambiental ou social na compra de carne de determinada fazenda”, comenta Alain Benvenutti, Vice-Presidente Comercial do Walmart Brasil.

Através do monitoramento, o sistema pode indicar possíveis irregularidades como carnes vindas de áreas de risco por desmatamento ou trabalho escravo, por exemplo, além de bloquear o pedido e informar o fornecedor. “O nosso sistema de monitoramento é um passo enorme do varejo em busca de uma cadeia da carne mais sustentável. O caminho da carne entre a fazenda e o supermercado é muito longo e com esse sistema vamos ampliar bastante o grau de precisão sobre a origem do produto”, comenta a diretora de Sustentabilidade do Walmart, Camila Valverde

A JBS é o primeiro frigorífico a aderir ao projeto. Maior indústria do setor no país, a empresa entrou ainda na fase de desenvolvimento do sistema, fornecendo as informações sobre suas plantas e fazendas localizadas na região da Amazônia. Até julho, todos os frigoríficos que fornecem carnes que depois são vendidas no Walmart informarão os dados (latitude, longitude, perímetro, etc) sobre as fazendas diretas das quais compram carne. A ideia é que, até 2015, todo o volume de carne comercializada pela rede de supermercados esteja monitorado.

As informações foram tiradas do site CicloVivo.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo