Este ano, 58 varejistas brasileiras faturaram acima de R$ 1 bilhão. As dez maiores varejistas nacionais representam 55% do faturamento total do varejo brasileiro. Em 2011,o varejo brasileiro cresceu 8% e as 100 maiores, 15%. Estes são alguns recortes do estudo anual “Ranking 100 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar).

Os supermercados lideram o ranking. O Grupo Pão de Açúcar é a maior empresa do País, somando, em 2011, um faturamento de R$ 46 bilhões, seguido pelo Carrefour (R$ 28 bilhões) e Walmart (R$ 23 bilhões). As três têm presença de capital estrangeiro (francês e americano), outra tendência.

“Em 2013 vamos ver mais empresas de fora chegando aqui para se estabelecer ou investir”, prevê Claudio Felisoni professor titular da USP e presidente do Ibevar. Jorge Inafuco, gerente para varejo da PwC Brasil, que apoiou a realização do ranking, lembrou que ainda é baixa a presença de empresas estrangeiras por aqui – apenas 17 das 250 maiores varejistas globais têm atuação no País –, certamente repelidas pelo caótico cenário tributário. “Se não fosse isso, os empresários brasileiros teriam de lidar com muito mais concorrência externa”, garante.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo