Após circularem rumores sobre uma eventual venda da filial do Carrefour no Brasil, Georges Plassat, CEO da companhia, tem sido categórico ao afirmar que “jamais o Carrefour considerou a possibilidade de sair do Brasil”.Nas palavras de Plassat, dirigidas aos acionistas do grupo na última assembleia realizada, “o Brasil é uma zona poderosa que poderá se tornar uma plataforma para o nosso desenvolvimento na América Latina, a custos menores”. Com muitas dívidas, o Carrefour vem fechando algumas operações pouco rentáveis,em países como Colômbia, Malásia e Indonésia, e vai focar sua recuperação nos países com maior potencial de crescimento, como o Brasil.

O Atacadão, rede de atacarejo adquirida em 2007 pelo Carrefour, vem liderando os resultados da companhia no Brasil. Segundo especialistas, a rede se tornou “uma pepita de ouro” para o grupo francês no País. Já se cogita uma abertura de capital do negócio em um futuro próximo.

O desempenho das vendas do Carrefour no Brasil representa, sozinho, quase 70% da receita da companhia na América Latina. Nos nove primeiros meses do ano, as vendas da filial subiram 9,3%, para 9,2 bilhões de euros.

(Por  Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo