>De forma interativa e descontraída, João Carlos Lazzarini, diretor de retail services da Nielsen Brasil, abriu o ciclo de palestras do autitório comercial do 26º Congresso de Gestão e Feira internacional de Negócios em Supermercados, a APAS 2010. Intitulada “Categorias que mais crescem”, a apresentação abordou temas como o comportamento do consumidor, fatores que impulsionaram o varejo, o crescimento do número de lojas e os principais tipos de produtos consumidos em 2009.

“As lojas de grande superfície estão diminuindo em termos de importância e as pequenas estão ganhando mais espaço, principalmente, porque os consumidores não têm mais tempo”, explicou Lazzarini.

O segundo a se apresentar foi o português, José Guedes, da GFK Retail and Technology, empresa presente em mais de 80 países. Com o nome “Tendências do eletro”, ele dividiu sua apresentação em cinco etapas: Sobre a GFK; Cenário mundial e Brasil; O mercado de Eletro, Lançamentos de produtos e Uma reflexão: passado, presente e futuro.

Dando continuidade, Paula Rizzo, da Mintel Internacional, subiu ao palco para realizar a apresentação “Tendências em Alimentos e Bebidas”. Ela fez uma análise sobre o novo mercado e como as empresas estão agindo para atender os diversos consumidores desses dois segmentos.

“Mudanças são tendências globais que já estamos desenhando para 2010”, destacou Paula, que também dividiu sua apresentação em seis aspectos do ramo de alimentos e bebidas: Saúde e Bem-estar; Conveniência; Indulgência; Segmentação; Sustentabilidade e Economia.

Para finalizar as palestras comerciais do dia, o diretor executivo Sérgio Bocayuva falou sobre o sucesso da empresa Mundo Verde. Maior rede de loja de produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, a companhia tem 23 anos, 150 lojas no Brasil e pretende abrir mais 40 este ano. “Nossa missão é oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade”, finalizou Bocayuva.

Fonte: APAS