Nos últimos 2 anos, as famílias brasileiras diminuíram as idas aos supermercados e a outros canais do varejo para fazer compras. É o que constata o estudo Consumer Watch, da Kantar Worldpanel, segundo o qual as pessoas no País passaram a planejar mais antes de ir às compras.

Há 2 anos, as famílias com renda média de cerca de R$ 2.030, que representam 24% da população, faziam em média 13 visitas por mês a supermercados, lojas e farmácias, entre outros estabelecimentos varejistas. Agora, eles saem de casa 11 vezes ao mês para comprar nestes locais.

Na classe AB, com renda média de R$ 4.372, as idas ao varejo passaram da média de 11 vezes ao mês para 10 neste ano. Já na faixa de renda média R$ 1.400, os consumidores passaram de 13 visitas mensais para 12.

Segundo Christine Pereira, diretora da Kantar, “mesmo com mais acesso ao crédito, o que se nota é uma cautela com o consumo”. A consultoria utilizou no estudo a definição usada pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) para classificar as classes sociais por faixas de renda.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo