A rede de origem chilena confirmou, ontem, que vai adquirir, por cerca de US$ 2,5 bilhões, todos os ativos do Carrefour na Colômbia. O negócio deve ser completamente fechado até o fim do ano, mas também já foi confirmado pelos franceses.São 92 unidades do Carrefour que serão repassadas à Cencosud. O grupo chileno vê na Colômbia um mercado promissor, onde a economia deve crescer cerca de 5% em 2012.

A Cencosud vem adotando uma postura agressiva de expansão na América Latina. No Brasil, a companhia possui as redes Prezunic, GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues e Bretas, e faturou, em 2011, quase R$ 6 bilhões. O grupo possui ainda operações no Peru e na Argentina, atuando também nos segmentos de shopping centers e lojas de departamento.

Já o Carrefour, que arrecadou cerca de US $ 2 bilhões na Colômbia no ano passado, passa por um momento de reestruturação global. A rede saiu de outros mercados ao redor do mundo, como a Grécia, e tem um desempenho fraco no seu próprio país de origem, a França.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo