O Boticário inaugurou ontem, dia 18, a primeira loja conceito da Nativa SPA. Essa é a primeira vez que a marca de cosméticos destaca uma linha de seus produtos para trabalhar separadamente em uma loja exclusiva. O projeto teve um investimento total de R$ 60 milhões e surgiu por conta do crescimento da Nativa SPA, que possui mais de 200 itens voltados para os cuidados com o corpo e cabelos. O PDV está localizado no Barra Shopping, no Rio de Janeiro.

A ideia começou a ser implantada em 2011, quando foram instaladas lojas-piloto nas cidades de Salvador, Curitiba e São José do Rio Preto, em São Paulo. A ideia era fortalecer a ampla gama de produtos Nativa SPA, além de trabalhar de forma mais intensa o brand experience, estimulando as consumidoras a experimentarem os produtos e, assim, aumentar as vendas.

A unidade foi totalmente concebida para estimular a experimentação. Entre os principais diferenciais está a inexistência de vitrines: os produtos ficam dispostos em prateleiras baixas e em cestas ao alcance dos clientes. Há ainda pias com amostras dos produtos que podem ser utilizadas livremente ou demonstradas por consultoras treinadas. No local é possível fazer tratamentos como esfoliação e hidratação na pele, massagens nas mãos e ombros e avaliação capilar.

Relação da marca com o Rio
A escolha do Rio de Janeiro para abrigar a primeira loja definitiva de Nativa SPA no Brasil veio da relação entre a marca e o público carioca. “O Rio é um mercado importante em termos de negócios para O Boticário. Há cerca de um ano a Nativa SPA já nos mostrava esse potencial para ser trabalhado como marca e os produtos desse portfólio conversam muito bem com o público carioca, que se preocupa em cuidar da pela, da beleza e da qualidade de vida”, explica Andrea Mota, Diretora Executiva de O Boticário.

Além dos cerca de 200 produtos que já fazem parte da linha Nativa, e que continuarão sendo vendidos também nas lojas O Boticário, a empresa desenvolveu um portfólio exclusivo para as lojas-conceito. No total, são quase 400 itens entre sabonetes, cremes, óleos, shampoos, hidratantes, condicionadores e acessórios.

A ideia de O Boticário é que a marca Nativa SPA atue junto a um target amplo, desde adolescentes até mulheres maduras. “Entendemos que nossos produtos são voltados para mulheres de todas as idades, mas com foco naquela mais madura, que valoriza o cuidado com o corpo como um momento de prazer. Um ato de prestar a atenção em si mesmo. Justamente por isso criamos o slogan ‘Você se sente’ para a marca”, conta Marcella Nogueira, Gerente de Desenvolvimento do Canal Nativa SPA.

O Boticário,Nativa Spa,cosméticos,marca

Novos produtos
A empresa ainda não tem um cronograma de abertura de novas lojas Nativa SPA definido, mas informa que haverá novas inaugurações. A expectativa é a criação de um modelo de franquias para a marca. “Essa é a primeira vez que tiramos uma marca do portfólio de O Boticário para trabalhar separadamente. Ainda não temos um calendário definido para as novas lojas, mas, certamente, abriremos outras. Já temos pessoas interessadas em franquias”, diz Andrea Mota.

Para anunciar a nova loja, a empresa está investindo em ações de Marketing no entorno do shopping, experimentação de produtos e comunicação em cancelas. “Estamos trabalhando também com as linhas de produtos que foram desenvolvidas exclusivamente para a loja, como as famílias Menta e Pistache; Framboesa e Jasmim; Hortelã e Gengibre e Mandarina e Damasco. No próximo ano vamos intensificar ainda mais os investimentos em Nativa SPA apostando em novidades constantes”, conta Marcella Nogueira.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo