O Dia das Crianças deve gerar grande movimentação nas vendas no comércio eletrônico, segundo revela a empresa especializada em informações de comércio eletrônico , e-bit. A data deverá faturar 20% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um faturamento total de R$ 855 milhões em 2012.  A data é a terceira mais lucrativa para o e-commerce brasileiro, atrás do Natal e Dia das Mães. Porém, a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother, diz que as greves nos bancos e Correios podem prejudicar a performance on-line. “Especialmente nos últimos dez dias de setembro, as greves impactaram as vendas do setor. Além disso, muitas lojas informaram aos consumidores sobre os problemas, afugentando as vendas”, explica Cris.

A executiva também frisa que a greve nos bancos pode atingir negativamente a Classe C. “Uma fatia dessa população ainda não possui acesso ao internet banking, e optam pelo pagamento via boleto. Com as agências fechadas, esse processo foi dificultado”, comenta.

Produtos mais procurados

Apesar dos contratempos, em 2012, as categorias de maior valor agregado como Informática e Eletrônicos, além dos próprios Brinquedos e Games, características da data, devem continuar sendo as mais procuradas, refletindo os preços competitivos e as facilidades na forma de pagamento oferecidas pelo comércio eletrônico. A pesquisa também aponta que, entre os produtos mais procurados, a categoria de Brinquedos e Games dominam.

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo