A Brasil Foods (BRF) anunciou ontem a aquisição de 49% da Federal Foods, companhia de capital fechado com sede em Abu Dhabi, por 36 milhões de dólares.

A Federal Foods distribui os produtos da Sadia nos Emirados Árabes Unidos há mais de 20 anos. Os itens da BRF representam aproximadamente 65% da sua receita, que no ano passado chegou a 266 milhões de dólares.

Com a operação, a BRF irá reforçar a parceria, abrangendo outras marcas, como a Perdix, além do portfólio da planta de produtos processados, cuja produção começará em 2013.

Em comunicado ao mercado, a BRF informou que a compra está em linha com o plano estratégico de internacionalizar a companhia acessando mercados locais, fortalecendo suas marcas e expandindo sua atuação no Oriente Médio.

Considerados os destinos para os quais a BRF exporta, a região é a mais representativa: a receita líquida com as vendas para o Oriente Médio foi de 1,7 bilhão de reais no primeiro semestre, 33% do total arrecadado pela companhia no exterior.

Fundada em 1991, a Federal Foods é líder na distribuição de alimentos nos Emirados Árabes Unidos. A empresa conta com 1.350 colaboradores e uma frota logística de mais de 260.000 caminhões e vans.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo