A Provar/Fia divulgou nesta quarta-feira 3 seus indicadores para a intenção de compras no varejo para o último trimestre de 2012. O percentual de consumidores propensos a efetuar compra de bens duráveis no período foi de 56%.

Os números são positivos quando comparados ao terceiro trimestre do ano, quando este índice ficou em 53,8%. Em relação ao mesmo período do ano passado, porém, houve uma queda de 22 pontos percentuais no número de consumidores com a intenção de comprar bens duráveis no final do ano. O patamar de 78% registrado em 2011 foi o maior já registrado desde que a série começou a ser realizada.

A pesquisa ouviu 500 consumidores residentes na cidade de São Paulo e investigou a intenção de compra e de gasto nas mais diversas categorias, como Informática, Material de construção, Vestuário e Calçados, entre outros. Foi avaliado também o uso do crédito na compra de bens duráveis.

As três categorias com maiores intenções de compra, no geral, foram: Vestuário e Calçados, com 26,6%; Viagem e Turismo, com 12,4%; e Informática, com 10,8%. Dentre os itens de menor interesse, estão Cine e Foto e Automóveis e Motos, ambos com 4,4%; e Eletroportáteis, com 3,2%.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudo e negócios do varejo