>Mais uma fusão …

Desta vez o impacto veio de Salvador, sede da Insinuante e de Belo Horizonte, sede da Ricardo Eletro que juntas vão formar o segunda maior rede de eletro-móveis com faturamento em torno de R$ 5,0bi, atrás apenas da também recente empresa formada a partir da fusão entre Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio.
Interessante é o fator regional. Esta empresa se tornou a segunda maior entretanto terá atuação localizada. Isso mostra a força do varejo regional.
Vale lembrar que essa fusão é uma reação do acordo entre Pão de Açúcar e Casas Bahia e provavelmente outras virão sempre em âmbito regional com o objetivo de reforçar posições e dificultar a chegada de concorrentes nacionais ou globais.
Aos que ficam, principalmente os pequenos, não deve haver desespero desde que se coloque a mão na massa. Fatores como conveniência, alta qualidade no atendimento e atuação em rede são fatores que garantirão a permanência no mercado contra as megaredes que se formam.
Proximidade do local de residência, conhecimento dos clientes com atendimento de qualidade e fazer parte de centrais de negócios ou até de redes de franquias pode ser a melhor alternativa a ser seguida pelos pequenos e médios varejistas que passarão a enfrentar essas novas “máquinas de vendas”.

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore