O McDonald’s abrirá em 2013 seus primeiros restaurantes exclusivamente vegetarianos no mundo, de acordo com o Financial Times. As lojas serão erguidas em centros de peregrinação na Índia, como parte de uma estratégia para expandir em um mercado em que vacas são sagradas e a porcentagem de vegetarianos é alta.

O primeiro restaurante ficará na cidade de Amritsar, no estado de Punjabe, local do Templo Dourado, um dos mais importantes lugares de culto do Siquismo.

Já o segundo será construída próximo a Vaishno Devi Mandir, um local de peregrinação hindu que atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos.

“Uma loja vegetariana faz absoluto sentido nos lugares que são famosos centros de peregrinação”, disse Rajesh Kumar Maini, um porta-voz do McDonald’s na Índia ao Financial Times.

Na Índia, a marca já possui um menu 50% vegetariano. Lá, o sanduíche “McAloo Tikki”, que usa uma empada à base de batata temperada, é o produto mais vendido da rede, respondendo por um quarto do total de vendas. Entre as ofertas à base de carne de frango, o “Maharaja Mac” também está entre os favoritos.

Apesar de estar há mais de uma década e meia na Índia, a rede de fast food tem apenas 271 lojas no país. Segundo Maini, esse é um número que a marca espera dobrar ao longo dos próximos três anos.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo