É o que conclui uma pesquisa realizada pelo PROVAR/FIA (Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração), em parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), a Nielsen e o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo).

Segundo o estudo, as perdas no varejo supermercadista brasileiro somaram, em média, 1,96% da receita operacional das empresas em 2011. Em 2010, o percentual era maior, de 2,26% da receita.

As quebras operacionais são as que mais geram perdas, com 33% do total. Entre elas, os produtos com validade vencida foram o principal problema apontado. Furtos externos representam 19% das perdas, erros administrativos 16%, e os furtos internos 15%. Fornecedores e outros ajustes ficam por último, com 10% cada.

O levantamento foi feito com 262 empresas brasileiras do autosserviço.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo