Dos 20 melhores cursos de graduação, 19 têm a USP em primeiro lugar (isolada ou empatada com outra universidade ou faculdade). Ela só é desbancada pela ESPM de São Paulo, em publicidade.

A avaliação foi feita pelos representantes de Recursos Humanos das empresas consultadas pelo Datafolha.

A USP ficou com o primeiro lugar isolado em dez opções, como direito e pedagogia. Em outras nove, dividiu a liderança com mais escolas.

Em publicidade, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) é a única no topo. O coordenador do curso da faculdade, João Matta, atribui o resultado à tradição da escola (fundada em 1951) na área, mas também às adaptações pelas quais têm passado.

 

O lema da ESPM, por muito tempo, foi “ensina quem faz”, o que evidencia o caráter prático do curso. Desde o segundo semestre de curso, o estudante tem contato com situações vivenciadas nas empresas e, a partir do quinto semestre, as aulas passam a ser noturnas, permitindo que o aluno trabalhe.

“Mas há uns dez anos, a escola percebeu que o mercado de trabalho precisava de gente com formação mais sólida, mais crítica e com mais contexto”, diz o coordenador.

Então, ganharam mais espaço a antropologia, a história, a sociologia e a filosofia. E os professores, essencialmente atuantes em empresas, passaram a buscar formação acadêmica. Hoje, 70% têm mestrado ou doutorado.

O custo para estudar nesse curso é de R$ 2.460 ao mês.

OUTROS DESTAQUES

As instituições que mais se igualaram à USP nas primeiras posições foram a UFMG e a PUC Minas. Cada uma delas apareceu no topo quatro vezes.

Segundo o reitor da federal de Minas, Clélio Campolina Diniz, um fator que impacta o ensino é a qualificação dos professores. Na instituição, 85% são doutores. “Eles levam o que produzem nas pesquisas para os alunos da graduação”, diz.

Na USP, a proporção de professores com doutorado é de 99%. A média nas universidades do país é de 28%.

ESCOLAS MENORES

Como base para avaliação do mercado de trabalho, o Datafolha considerou as 20 áreas que mais formaram estudantes em 2010.

Ao analisar as carreiras individualmente, é possível verificar quais instituições estão com bom desempenho em suas áreas de atuação, mas que podem não estar entre as melhores do ranking geral por não terem muitos cursos.

A FGV-SP, por exemplo, foi considerada a melhor em administração, junto com a USP.

O Centro Universitário São Camilo (SP) dividiu a liderança em enfermagem com mais dez escolas; e em fisioterapia, com outras oito instituições.

A própria ESPM, além do primeiro lugar em publicidade, ficou em primeiro em jornalismo junto com Cásper Líbero (SP), PUC-SP, PUC RS, Metodista (SP) e USP.

No disputado curso de medicina, as escolas campeãs entre os Recursos Humanos foram a USP e a UFRJ (federal do Rio de Janeiro).

ACADEMIA

Considerando a opinião dos cientistas em relação à qualidade de ensino nas oito áreas de conhecimento definidas pelo CNPq, a USP vence todas -levantamento também do Datafolha.

A universidade divide a liderança com a Unicamp em duas áreas, engenharia e linguística. Em engenharia, elas compartilham a primeira colocação com a UFRJ.

Em linguística, a UFMG também aparece empatada em primeiro lugar. (FÁBIO TAKAHASHI EBIANCA BIBIANO)

(Por Ranking Universitário Folha) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo