O Brasil é o país da América Latina que mais compra mantimentos pela internet. De acordo com a pesquisa Global Shopper Marketing E-Commerce, feita pela Nielsen, 55% dos brasileiros compraram mantimentos para seu domicílio por meio de algum aparelho conectado à internet no último mês. Nos demais países da América Latina esse percentual cai para 42%.

A pesquisa entrevistou 3.526 consumidores da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do México, do Peru e da Venezuela entre os dias 10 e 27 de fevereiro deste ano. Do total de entrevistados, 500 eram brasileiros.

Ainda de acordo com os resultados, 78% dos brasileiros fizeram pesquisa online para verificar preços (contra 57% dos demais países da América Latina), 73% procuraram ofertas online (50% na AL), 63% compararam preços de mantimentos (25%) e 60% buscaram informações de produtos na internet (48%).

Já em relação aos planos de compra de produtos nos próximos seis meses, a categoria mais citada pelos brasileiros é a de eletrodomésticos com 38% das menções. Em seguida aparecem telefonia celular (inclui acessórios), com 34% das citações; ingressos para entretenimento (como filmes, espetáculos, exposições e jogos), com 30%; livros, jornais e revistas, com 29%; e serviço de reservas de viagem (avião, trem, navio e automóvel), com 25%. Também com 25% aparecem roupas, acessórios, calçados, joias e bijuterias, e produtos para a pele e cosméticos.

Na América Latina a lista dos desejos é encabeçada pela categoria de telefonia celular, com 31% das citações, enquanto eletrodomésticos surgem em segundo lugar, com 29%. Colados estão ingressos para entretenimento (28%), serviço de reservas de viagem (27%) e roupas, acessórios, calçados, joias e bijuterias.

(Por Meio&Mensagem) varejo, núcleo de estudos do estudos, núcleo de estudos e  negócios do varejo