Segundo a 4° Pesquisa sobre o Comportamento dos Usuários da Internet, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 62,71% dos paulistanos têm o hábito de realizar compras pela internet. Um crescimento de 11,21 pontos porcentuais (p.p.) em relação a 2011.

De acordo com o estudo, que será divulgado durante o 4° Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da FecomercioSP, a praticidade continua sendo o principal atrativo para a realização de compras pela internet. Contudo, o total de usuários que afirmou ser esta a principal razão para realizar compras na rede caiu 54,46% em 2011, para 39,27% este ano. A variedade de produtos, inclusive com alguns importados sendo vendidos para o mercado nacional somente pela internet, e o marketing foram as razões que mais ganharam espaço, sendo mencionadas por, respectivamente, 11,13% e 5,56% dos paulistanos. Avanço de 10,16 p.p. e 5,37p.p..

Entretanto, preço e confiança na empresa ainda são o segundo e o terceiro motivos que mais atraem consumidores para os sites de compras. Sendo que o preço, frequentemente menor do que em lojas físicas, é apontado por 25,12% dos paulistanos como a principal motivação para realizar compras na internet e a confiança, por 16,38%.  Entre as razões para não aderir ao e-commerce, o receio de fraudes é o que influencia a maior parte da população, 61,04%. Medo que se disseminou ao longo do ultimo ano, já que, em 2011, ele atingia 52,69% dos paulistanos. A necessidade de ver pessoalmente o produto antes da compra é apontada com um fator impeditivo por 12,55% das pessoas. Um avanço em relação ao ano anterior, quando 23,15% dos paulistanos afirmavam que não se sentiam à vontade para comprar sem antes poder ver ou manusear o produto. O custo final da compra, após somar o frete ao preço do produto, deixou de ser um empecilho para a maior parte dos usuários da reclamavam do custo do frete. Hoje, a questão é apontada somente por 2,16% dos internautas. Taxa 15,5 p.p. abaixo da registrada em 2011. Por outro lado, o receio de não receber um produto aumentou 10,19 p.p. e agora aflige 10,39% dos paulistanos.

A Assessoria Técnica da FecomercioSP pondera que a falta de informações claras e objetivas a respeito dos produtos e serviços que são oferecidos na internet, apesar de ter avançado, ainda é um grande problema. Entre 2011 e 2012, houve incremento de 4,15 p.p. no total de internautas que se sentem satisfeitos com os dados fornecidos sobre as mercadorias nos sites de compra, contudo, estes ainda são somente 47,66% do total. O que indica que ainda há muito por fazer.

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(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo