>Com o termino do RETAIL BIG SHOW promovido anualmente pela NRF, alias esta foi a 99a. edicao, algumas coisas farao com certeza parte do design estratégico do varejo de agora em diante.

1 – Redes Sociais:
Seu impacto no varejo é imediato! estamos todos começando mas já há muitos exemplos interessantes. Em uma das palestras que assistimos, o palestrante mostrou o que as principais empresas varejistas estão fazendo nos EUA e o destaque claro ficou para o twitter.
O case mais impressionante é o da Amazon MPE que tem quase 1,5 milhão de seguidores. Como? Divulgando musicas para download.
Mas fique claro que as boas experiências tratam de estabelecer comunicação interativa, ou seja seguir e ser seguido. Não utilize o twitter ou qualquer outra rede social como mais um veiculo de massa, promocional. Se a comunicação for mal endereçada, vai desmotivar os membros daquela comunidade a continuar seguindo suas publicações.
Aqui no Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM, incentivamos as empresas a motivarem seus colaboradores a desenvolverem suas redes sociais. Não é o caso de uma grande rede varejista ter um único enderco no twitter mas sim incentivar para que todos os gerentes de loja, gerentes de compras e de outras áreas criem seus microblogs para interagirem e desenvolverem comunidades.
Um Gerente de Loja desenvolvera grande empatia com consumidores da mesma região discutindo assuntos ligados direta ou indiretamente a sua loja e a comunidade onde esta inserido.

Vamos discutir ainda temas como varejo multicanal, no novo luxo, as oportunidades trazidas pela crise que lá fora continua feia, a questão da sustentabilidade que é outra tendência irreverssivel, as novas experiências de compras a partir da comunicação interativa no PDV, a preocupação em entregar cada vez mais valor e não preço baixo e a busca desesperada pela inovação.

Acompanhe-nos que traremos mais informações.

Abraços,

Prof. Ricardo Pastore