A participação de produtos importados no consumo nacional chegou a 24% no encerramento do segundo trimestre do ano, em nível recorde da série histórica, que começou em 2003. A informação consta dos Coeficientes de Exportação e Importação (CEI) calculados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e divulgados nesta segunda-feira. De acordo com a instituição, o patamar se iguala ao do último trimestre de 2011, quando também atingiu 24%.

O indicador cresceu 1,5 ponto porcentual na comparação com o primeiro trimestre de 2012 e 1,2 ponto porcentual ante o segundo trimestre de 2011. “O aumento consistente das importações ocorre tanto em bens finais quanto em insumos, enfraquecendo a agregação de valor na indústria”, disse em nota distribuída à imprensa o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), Roberto Giannetti.

Para a indústria de transformação, o Coeficiente de Importação (CI) subiu 1,1 ponto porcentual no segundo semestre deste ano ante mesmo período de 2011, de 21,5% para 22,6%. O resultado do segundo trimestre de 2012 foi 1 ponto porcentual maior do que o registrado nos três primeiros meses do ano.

Exportação

O Coeficiente de Exportação (CE) saiu de 19,9% no segundo trimestre de 2011 para 20,5% no mesmo período de 2012 para a indústria geral. Para a indústria de transformação, o CE subiu 0,7 ponto porcentual e chegou a 17,7% no segundo trimestre deste ano.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo