Considerando apenas a cidade de São Paulo, as vendas do Dia dos Pais em 2012 avançaram 7,4%.

As vendas para o Dia dos Pais cresceram 6% na semana da data especial (6 a 12 de agosto), na comparação com a semana equivalente de 2011 (8 a 14 de agosto).

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13/8) pela Serasa Experian.

Apesar do crescimento nas vendas, o percentual verificado este ano foi menor que os 8,8% observados em 2011.

Já as vendas efetuadas no final de semana do Dia dos Pais (10 a 12 de agosto) cresceram 5,9%, na relação com o fim de semana respectivo de 2011 (12 a 14 de agosto). Em 2011, as compras de fim de semana para o Dia dos Pais haviam crescido 7,2%.

São Paulo

Ao contrário do verificado na análise nacional, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais em 2012 na cidade de São Paulo superaram as de 2011, com crescimento de 7,4%, contra 6,3% no ano anterior.

Já no final de semana as vendas na capital paulista tiveram expansão de 2,2%, ficando abaixo dos 5,8% registrados em 2011.

Opinião

De acordo com os economistas da Serasa Experian, mesmo crescendo menos que em igual data de 2011, o Dia dos Pais apresentou um bom resultado.

“O consumidor que se retraiu nas novas compras desde o início do ano, em razão do endividamento, agora mostra sua disposição de gradualmente voltar ao consumo”, destacam os economistas, em nota.

A entidade aponta ainda que a demanda do consumidor por crédito mostrou melhora em julho e, além disso, se intensificaram os processos de renegociação de dívida, abrindo um fôlego extra para o consumo, o que foi determinante para a data.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo