Com a previsão de que haja 47 novos shopping centers) no País até o final deste ano, o setor comemora o bom desempenho de suas vendas. Estudo encomendado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a TNS Research Internacional, aponta que nos seis primeiros meses, as vendas nesses espaços cresceram 10,85%.

O mês de junho ganhou destaque no bom desempenho do setor ao crescer 11,69% em relação ao mesmo período do ano passado. Os índices fizeram com que a entidade reforçasse a projeção de fechar 2012 com crescimento em torno de 12%, conforme a superintendente da Abrasce, Adriana Colloca. “O resultado positivo do primeiro semestre reforça nossa previsão de fechar o ano com alta de 12% sobre o faturamento de 2011, que foi de R$ 108 bilhões”, disse.

O setor de alimentação segue líder no gosto do consumidor, tanto que a área cresceu 16,94% no mês de junho, em relação ao mesmo período do ano passado, além de 17,51% no primeiro semestre de 2012.

Ainda segundo a entidade, fatores como as medidas do governo em desonerar o Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), a redução da taxa básica de juros (Selic) e a manutenção no crescimento de empregos e na renda do consumidor brasileiro, foram os responsáveis diretos para que os shoppings atingissem o patamar acima citado.

 

Medidas

Para atrair um número maior de consumidores aos empreendimentos, players como a BR Malls e a Multiplan, entre outros, têm apostado em espaços com conceitos diferenciados. A tendência atual nesses empreendimentos foi trazida do exterior, em especial dos Estados Unidos (EUA), local em que os centros de compras são mais arejados, e a iluminação natural é mais bem aproveitada, entre tantos outros diferenciais.

Segundo Eduardo Oltramari, diretor-executivo do Shopping Total, localizado na Região Sul do País e de propriedade da Porto Shop S.A., acredita que, tantos os administradores quanto os lojistas desse nicho devem buscar formas diferenciadas de atrair um público ainda maior. “Essas tendências mostram que o consumidor está mais exigente. Devemos lembrar que estamos falando de um mercado com mais de 80 mil lojas e que tem, por dia, um público de 300 milhões”, disse.

(Por DCI) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo