O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) normalizado da Ambev (América Latina Norte + América Latina Sul + Canadá) no segundo trimestre de 2012 registrou aumento orgânico de 9,3% em relação a igual intervalo do ano passado, encerrando o período com R$ 2,9 bilhões.

A receita líquida cresceu 10,4% em termos orgânicos, totalizando R$ 6,8 bilhões. Já o lucro líquido normalizado foi de R$ 1,9 bilhão, 6,6% superior ao do mesmo período de 2011. Na mesma comparação, o aumento no volume total de vendas foi de 2,4%, totalizando 37,3 milhões de hectolitros de bebidas. Deste total, 26,9 milhões de hectolitros foram de cerveja e 10,5 milhões de hectolitros foram de Refrigenanc (refrigerantes, bebidas não-alcóolicas e não-carbonatadas). Na comparação entre os trimestres, o crescimento na venda total de cervejas foi de 1,7% e em Refrigenanc, o aumento foi de 4%.

Inovações como a garrafa de vidro 300 ml retornável, as diversificações de embalagens para Guaraná Antarctica, o sólido desempenho de Antarctica Sub-Zero e das marcas premium Budweiser e Stella Artois impulsionaram o volume.

Com a conclusão da aliança estratégica no Caribe, o desempenho da Cervecería Nacional Dominicana (CND) dos meses de maio e junho foi incorporado ao resultado da Ambev. Com isso, a divisão Hila-Ex apresentou EBITDA positivo de R$ 37,2 milhões no trimestre. A receita líquida chegou a R$ 307,3 milhões, o que representa um aumento orgânico de 7,1%, e o volume de vendas de cerveja da região chegou a 1,2 milhões de hectolitros.

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo