Estudo aponta que as classes D e E foram as grandes responsáveis pelo crescimento no consumo registrado entre o primeiro trimestre de 2011 e o mesmo período deste ano.
Enquanto as classes AB e C elevaram seus gastos com bens de consumo não duráveis em 6% e 4%, respectivamente, as classes D e E marcaram uma evolução de 12%. “Atualmente, a população que ocupa a base da pirâmide está com o bolso mais saudável e é mais comprometida com as necessidades básicas. Em todo o ano de 2011, 35% de sua renda foi destinada à compra de alimentos, bebidas, higiene e limpeza”, destaca a diretora comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.

O estudo também sinalizou que as classes AB são responsáveis por 30% das vendas em valor, sendo que com a evolução no padrão de consumo das classes D e E, atualmente, elas passam a representar a mesma importância de gasto das classes mais altas. No primeiro trimestre do ano passado, as classes D e E foram responsáveis por 25% das vendas em valor.

Produtos

Comparando o primeiro trimestre deste ano, frente o mesmo período do ano passado, das 78 categorias de produtos que a Kantar Worldpanel monitora, houve crescimento em 65 delas nas classes D e E. A Kantar Worldpanel é uma empresa focada em conhecimento do consumo.

Em total de unidades adquiridas, 44 dessas categorias apresentaram crescimento. “Em todas as classes notamos um crescimento mais acentuado em valor desembolsado do que em unidades adquiridas. A justificativa está no comportamento identificado em uma grande parcela da população que prioriza o custo benefício de um produto. As embalagens maiores, com mais quantidade ou com produtos concentrados começam a atrair a atenção do consumidor”, explica Christine.

Com a classe D e E consumindo mais, a empresa verificou um reflexo no crescimento encontrado nas cidades do interior do país, onde 70% dessa classe está presente. Essa região cresceu 13% em valor no período, enquanto as regiões metropolitanas registram crescimento de 9%.

Consumo – itens de café da manhã se destacam

De acordo com o estudo, os itens que compõem a cesta de café da manhã foram os responsáveis pelo bom desempenho do consumo no primeiro trimestre deste ano. O pão lidera a lista. Com uma queda de 10% em seu preço médio, o item teve um crescimento de 22% em volume.

Veja os cinco produtos que foram mais consumidos em unidades adquiridas:

1. Pães caseiros;

2. Café torrado;

3. Iogurte;

4. Leite Longa Vida;

5. Bolos prontos.

Já em relação aos produtos que mais influenciaram no bom desempenho do trimestre de acordo com o valor gasto, encontramos novamente no topo da lista o pão caseiro e o café. Na sequência está a deo colônia, o iogurte e o biscoito.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo