É o que mostra um estudo feito pela Kantar WorldPanel, com base no comportamento de famílias de 8.200 residências do Brasil. Do total de entrevistados, 20% disseram sempre usar sacolas retornáveis nas compras, mais que os 14% verificados em 2010. 

Na pesquisa, 43% das pessoas informaram nunca ter utilizado estas embalagens. Percentual elevado, mas bastante reduzido em relação aos 58% de dois anos atrás. enquanto 14% disseram usá-las raramente, número estável comparado aos 13% de 2010.

Perfis dos consumidores

Entre os que sempre usam as sacolas reutilizáveis, predominam consumidores com 50 anos ou mais, das classes A e B, em famílias com apenas um ou dos membros. Este grupo vai ao supermercado, em média, 14 vezes ao mês, gastando, em média, R$ 225 reais por compra.

Já os mais resistentes ao uso do produto geralmente são donas de casa com até 29 anos de idade, das classes D e E, de famílias com cinco membros ou mais. Fazem compras 16 vezes ao mês, gastando em média R$ 228.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo