A rede Assai Atacadista, um dos braços operacionais do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e considerada a maior rede varejista do Brasil, percebeu que modificar a estrutura de suas operações e alguns dos setores existentes nas lojas seria algo viável para um maior rendimento ao longo deste ano. Agora com foco maior em pequenos e médios comerciantes que atuam próximos a esses estabelecimentos espalhados pelo Brasil, o Assai, depois de pesquisas, modificou o layout das lojas, refinou os produtos oferecidos nas gôndolas dos espaços chamados de “atacarejo” – que vende em pequenas e grandes quantidades – para trazer mais comodidade ao seu ponto de interesse, como explica Belmiro Gomes, diretor de Atacado Autosserviço do GPA.

“Nossa operação sempre foi focada na pessoa jurídica, e após estudos percebemos ampliar as opções para os pequenos comércios que estão próximos as nossas lojas, foi dada uma maior atenção aos revendedores”, explica.

Ainda segundo informações do diretor da rede, foram retirados as padarias e os açougues, pois na visão estratégica da empresa deixá-los “seria afastar esses empresários por sermos concorrentes, e além de o grupo entender que com as outras operações, Pão de Açúcar e as vertentes do Extra, seria possível atender a demanda”, completa. Vale ressaltar que, segundo informações da rede, foi dada maior atenção a artigos para fabricação de massas e pães para não perder clientes.

Belmiro, quando questionado se com as medidas adotadas pelo grupo, de focar mais no comerciante e menos no consumidor final, seria afastar este do espaço, afirmou que, mesmo com as modificações, a rede acresceu 12% suas vendas das mesmas-lojas (lojas comparáveis), o que prova que o Assai consegue operar de forma conjunta com os dois públicos distintos. Em 2011, a empresa registrou vendas brutas de R$ 4,3 bilhões e apresentou crescimento de 32% em suas operações. “Tivemos um aumento de 12% nas vendas nas mesmas-lojas. Com as mudanças você perde em número de operações, mas ganha no volume de vendas”, disse o executivo.

(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo