Os preços no e-commerce brasileiro mantiveram a tendência de queda em maio, acumulando 16 meses de recuo, de acordo com o Índice Fipe/Buscapé. O indicador caiu 0,36% no mês passado em comparação com abril. Nos últimos 12 meses, o índice acumula queda de 7,89% e, entre janeiro e maio, de 2,12%, ambos ante igual período do ano passado.

A pesquisa aponta que, das 151 categorias de produtos pesquisadas, 54 tiveram um aumento médio de preço de 0,72%, enquanto 97 tiveram queda média de 0,81%. Os produtos com maiores quedas de preço foram: conversor digital (-3,65%), pen drive (-3,65%), aparelho de jantar (-2,76%), depilador elétrico (-2,72%), leitor de e-book (-2,63%) e refrigerador (-2,05%). Entre as principais altas, destaque para miniveículo (+6,83%), frigideira (+4,02%), personagem de pelúcia (+3,11%), notebook infantil (+2,94%), PC (+2,63%) e faqueiro (+1,90%).

No acumulado de 12 meses, o grupo com a maior queda foi o de Telefonia (-16,16%), influenciado basicamente por telefones celulares, que tiveram queda de 18%. O segundo grupo com maior queda foi Eletrônicos (-14,5%), com destaque para blu-ray player (-19,98%), TV (-15,38%), GPS (-13,33%) e microssystem (-12,63%).

De acordo com o levantamento Fipe/Buscapé, os eletrodomésticos, grupo de maior peso no e-commerce, registraram preços 4,62% menores nos últimos 12 meses em função da redução do IPI de refrigeradores (de 15% para 5%), lavadoras (20% para 10%) e fogões (4% para isenção). “Os produtos beneficiados pela isenção apresentam as seguintes variações de preços nos primeiros cinco meses de 2012, a despeito da manutenção da isenção: refrigeradores (-0,43%), lavadoras de roupa (-0,08%) e fogão (-1,74%)”, destaca nota à imprensa.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo