Aumento das dívidas dos consumidores é uma das razões apontadas, segundo levantamento da Serasa Experian.

Os empresários do varejo estão menos confiantes com as vendas no dia dos namorados deste ano.

Segundo levantamento da consultoria Serasa Experian, 49% dos entrevistados apostam que o faturamento deve crescer. Em 2011, esse percentual era de 57%.

O resultado também é inferior ao verificado no dia das mães, quando 56% dos entrevistados previam aumento na receita.

Para o dia dos namorados de 2012, 36% dos varejistas opinam que seu faturamento repetirá o de 2011 e 15% acreditam em queda.

A pesquisa foi realizada com 1.013 empresários, entre os dias 14 e 18 de maio.
As grandes empresas do varejo são as mais otimistas sobre o aumento de seu faturamento na data, de acordo com 63% de seus empresários. Nas médias, essa opinião é compartilhada por 56% de seus entrevistados, e nas pequenas por 48%.

O gasto médio por presente deve ser de R$ 128.

“Este Dia dos Namorados acontece no ambiente de juros mais baixos, o que alavanca a compra de produtos de maior valor agregado. Porém, somente os consumidores menos endividados deverão optar pelos presentes mais caros”, diz a consultoria em nota.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo